Employer branding é diferencial competitivo

Sabemos que transformar uma empresa em um local onde as pessoas de fora querem trabalhar e os seus colaboradores não querem sair é um grande desafio. Por isso, o employer branding é um diferencial competitivo que traz diversos benefícios que vão além da retenção de talentos, o que você pode conferir no decorrer deste texto. Boa leitura 😉
O que é employer branding
O employer branding, em tradução literal, marca do empregador, é uma estratégia que consiste em construir uma imagem positiva de uma empresa para os seus próprios colaboradores.
As startups sempre fizeram isto muito bem: atraem colaboradores de alto desempenho com a proposta de oferecer, além de um salário justo, um ambiente agradável, a possibilidade de crescimento e aprendizado, e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Conforme estudo realizado pela One Poll, cerca de 78% das pessoas já passaram por algum desgaste emocional durante seu trabalho, o que causou queda em sua produtividade. Do mesmo modo, o estudo da MetLife mostra que 81% dos colaboradores que receberam apoio da empresa em relação a saúde mental e bem estar, estavam mais engajados e consequentemente mais produtivos e com maior potencial de inovação.
Os 5 maiores benefícios do employer branding
Os benefícios do employer branding são muitos, mas vejamos alguns deles:
- Retenção de talentos;
- Redução de custos com turnover;
- Colaboradores se tornam instrumento de divulgação da marca espontaneamente;
- Reconhecimento da marca pelos consumidores;
- Colaboradores engajados que possuem um maior potencial de inovação.
O Google é um exemplo de um dos melhores lugares no mundo para se trabalhar. Não é à toa que é uma das empresas mais inovadoras do mundo e por consequência uma das líderes de acordo com o quadrante mágico do Gartner.
Como iniciar o employer branding em sua empresa em 4 passos
1- Ofereça um salário justo e benefícios condizentes
Um salário justo é um ótimo começo para motivar e engajar talentos. Lembre-se: colaboradores motivados têm a capacidade de produzir até 50% a mais de acordo com a Right Management. Por isso, uma equipe grande não é sinônimo de qualidade.
Diante do atual cenário, sabemos que nem sempre um salário mais alto é possível, mas talvez flexibilizar um pouco os horários ou adotar o Home Office em alguns dias da semana já é um bom começo uma vez que haverão menos gastos com transporte e alimentação por parte dos colaboradores.
2- Fomente um ambiente agradável e de confiança
Um ambiente agradável não se resume apenas ter puffs, video games e máquinas de café (apesar disto ser muito legal 😉 ). Ele começa com uma abordagem top down: dos líderes para os liderados, um local onde reconhecer os próprios erros não seja um pretexto para que atirem pedras.
Vale ainda lembrar que o feedback positivo e de desenvolvimento tem papel fundamental nessa transformação. Assim, se você não sabe como dar feedback aos seus liderados, recomendo dar uma olhadinha neste post: Como dar feedbacks.
3- Tenha um ideal e o defenda
Fazer a diferença para a sociedade, direta ou indiretamente, o que pode ser por meio de seus próprios produtos ou se envolver em uma causa que você acredita. Por isso, incentivar os colaboradores a participar ativamente disso é importante. Sob o mesmo ponto de vista, o vice-presidente de operações de pessoal do Google, Laszlo Bock, diz: “Nutrir seu pessoal não requer vantagens caras… ou truques… passamos mais tempo trabalhando do que em quase qualquer outra atividade em nossas vidas. As pessoas querem que todo esse tempo signifique alguma coisa.”
Comece por uma pergunta muito simples: por que você trabalha? A Missão, Visão e os Valores da sua empresa, são apenas um quadro pendurado em sua parede? Seus funcionários sabem qual é a Missão, a Visão e os Valores de sua empresa?
4- Contrate pessoas que compartilhem de seus ideais
Percebemos que ter um ideal e o defender em todas as suas ações é essencial para que os colaboradores estejam motivados e engajados mas nem sempre os ideais dos membros de seu time são os mesmos que os da sua organização e isto é um grande problema. Portanto, tente ser assertivo em suas contratações: durante os processos seletivos, sempre se preocupe com a questão comportamental antes de olhar para as experiências do candidato. De nada vale ter um profissional com um ótimo currículo se ele mal dá bom dia para os demais membros de sua equipe.
5- Dica de ouro: utilize o GPTW como parâmetro
O “Great Place To Work” é um prêmio anual que é dado a empresas que promovem um ótimo ambiente para seus empregados. Sabemos que não é fácil promover uma mudança de cultura em sua organização mas uma tática muito bacana é utilizar empresas GPTW como benchmark. Aqui também vale o investimento em um time de RH capacitado bem como o auxílio de consultorias externas.
Quero iniciar esta jornada
Agora que você já entendeu o que é employer branding e seus benefícios, e está decido a iniciar esta transformação em sua empresa, mas ainda não se sente pronto para executar os passos acima, que tal contar com o apoio de uma consultoria profissional? A +Humanos nasceu com este DNA e isto nos torna o parceiro ideal para ajudá-lo nesta jornada.